sexta-feira, 29 de abril de 2011

Consultora ensina a usar as roupas que você tem no guarda-roup

Quem nunca ouviu ou disse "não tenho roupa" antes de preparar-se para um evento? Pensando nessa reclamação constante, a consultora de estilo Milla Mathias acaba de lançar o livro Quem disse que você não tem nada pra vestir? Como ter um guarda-roupa que valoriza a sua imagem (Matrix Editora, R$ 27, 127 páginas).


A obra traz dicas de como estar bem-vestido em qualquer ocasião e fotos de visuais propostos a 14 pessoas com tipos físicos, profissões e idades diferentes. "Ao chegar à casa das pessoas para montar os looks, escutava sempre a mesma frase: ´Eu não tenho roupa´. No entanto, todos tinham peças incríveis que acabei usando para as fotos", disse a autora.

O Terra conversou com a profissional, que deu dicas do que não pode faltar no guarda-roupa e como evitar a compra de peças desnecessárias. Confira:

Terra - Como surgiu a ideia de escrever o livro?
Milla Mathias Surgiu pela carência de uma obra realmente instrutiva e educativa com imagens de pessoas comuns. Selecionei as pessoas por seus diferentes perfis e procurei abranger a maioria dos existentes.

Você apostou em pessoas comuns e acabou fotografando-as para o livro. Por que houve essa escolha?
Escolhi pessoas comuns para que a obra pudesse servir a todos os leitores. Se eu tivesse escolhido pessoas com medidas de modelos não teria conseguido atingir meu objetivo, que é o de ensinar.

Por que geralmente as dicas de moda e estilo são apenas para quem está dentro do padrão de beleza? O que você diria para quem está fora dele e quer manter-se estiloso?
Porque é mais fácil, e a maioria das pessoas quer associar seu nome e sua marca aos padrões impostos. Eu diria para as pessoas que os padrões são impostos pela indústria da moda. No entanto, todos nós temos pontos fortes e fracos. Um dos segredos de vestir-se bem é saber valorizar os pontos fortes e disfarçar os fracos. Então, minha dica para quem está fora dos padrões de beleza é identificar o que tem de melhor e mostrar isso ao mundo. Não queira ser outra pessoa.

O que você diria para quem fala que não tem nada para vestir?
Faça uma faxina no seu guarda-roupa, tire tudo aquilo que não lhe favorece e o organize de forma que consiga visualizar as peças que tem. Não tenha preguiça de experimentar uma nova combinação. Seja ousado! Além disso, tenha sempre em mente que qualidade é melhor que quantidade.

Por que as pessoas apresentam tanta dificuldade de se vestir, achando que nunca têm nada no guarda-roupa?
Primeiro, porque compram por impulso e acabam abarrotando seus guarda-roupas com peças que não têm nada a ver com seu estilo ou corpo. Segundo, porque, de tão cheios que ficam os guarda-roupas, não conseguem visualizar as peças e, por falta de tempo e visão, acabam sempre usando as mesmas.

Antes de sair para comprar roupa, o que a pessoa deve ter em mente para evitar que a peça fique encalhada no guarda-roupa?
Deve saber exatamente o que tem no guarda-roupa. Com essa informação em mãos, deve fazer uma lista do que falta e, ao comprar uma peça nova, imaginar com quais outras três que já tem pode combiná-la.

Para quem não tem ideia de combinação de peças, qual é a dica básica?
Ter peças base (calças, saias, blazers e vestidos) em cores neutras (preto, azul-marinho, cinza, branco e areia) e cortes mais tradicionais, que combinem entre si. Por exemplo, uma calça azul-marinho e outra cinza-chumbo; um blazer cinza mais claro, que vai com ambas; um vestido preto, sendo que o mesmo blazer cinza pode combinar com ele; uma saia cinza-claro e outra preta, porque o mesmo blazer também vai com elas. Um blazer já faz inúmeros looks diferentes. Outra peça interessante é camisa branca, que combina com todas essas peças. Tenha algumas opções mais baratas e descartáveis, ou seja, "da moda".

Muitos consultores dizem que é importante que a roupa seja adequada ao seu biotipo. Como saber se é?
A dica é ser honesto consigo mesmo na hora de analisar-se em frente ao espelho e ter algumas noções de estampas, decotes e comprimentos. Além disso, a peça, ao ser vestida, deve ter um caimento perfeito no corpo da pessoa. Fazer uma barra é OK, mas quando precisa mexer aqui e ali para se "ajeitar" ao corpo, geralmente é porque não foi feita para aquele biótipo.


fonte:
http://moda.terra.com.br

Um comentário:

Jani disse...

Muito bom o pots, ótimas dicas!!


http://dicasdemadame.blogspot.com/
@dicasdemadame

Postar um comentário