sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

História da moda no séc. XX - XXI. Primeira Parte.

De 1900 até 1930, a extravagância e ostentação dominavam o mundo da moda. Era tudo muito detalhado, e, por vezes, a estética era mais valorizada que o próprio conforto. Muitas rendas, babados, saias volumosas, e o chapéu, item indispensável, fazia o guarda roupa da maioria das mulheres. Para os homens, o terno bem cortado, e o chapéu, símbolo de elegância. Os tecidos mais usados eram satin, chifon, musseline, crepe de chine e tule
A partir de 1908, as vestimentas passaram a ser mais confortáveis, mas ainda exibiam demasiados adornos. Cores mais fortes, saias afuniladas, chapéus aumentados. Até que, em 1913, surgiu o decote em V, abominado, por ser considerado um ataque ao pudor, pela sociedade conservadora da época. Os chapéus tornaram-se menores e adornados com plumas.
Em 1927, a moda era ser andrógino. Curvas desapareceram, cabelos encurtaram, surgindo assim, o corte Chanel, os lábios extremamente vermelhos, e sobrancelhas marcadas à lápis.
No começo da década de 30, voltou-se à ''normalidade'', aonde veio a onde do Romantismo, ressuciando, inclusive, o espartilho.


Continua, logo após o Natal. 

Feliz Natal à todos, beijos da Lola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário