domingo, 19 de setembro de 2010

Maquiagem Masculina



1º passo – Limpeza, tonificação e hidratação.
A limpeza da pele é fundamental para a eliminação de bactérias e excesso de oleosidade, o que irá facilitar na fixação da maquiagem. Isso poderá ser feito através de um sabonete específico para o seu tipo de pele.
Após limpa, a pele precisa ser tonificada, para equilibrar o PH. Isso poderá ser feito através de tônicos faciais, que também podem ser escolhidos de acordo com a necessidade de cada pele. Se sua pele for oleosa, prefira os adstringentes! Obs.: Alguns sabonetes além de limpar, já tonificam a pele, se esse for o caso, ignore essa etapa!
Feito isso, aplique um hidratante de sua preferência. Vale lembrar que hidratante para o corpo é diferente do hidratante para o rosto. Opte pelos hidratantes com filtro solar. Caso seu hidratante não possua filtro solar, faça o seguinte: aplique o hidratante, espere secar e depois aplique o filtro solar.

A pele está pronta para receber a maquiagem. Mãos à obra!

2º passo – Primer
O primer é um produto utilizado com a finalidade de fixar melhor a maquiagem, além de trazer outros benefícios (dependendo do primer), como: uniformizar o tom da pele, disfarçar poros dilatados e linhas finas, segurar a oleosidade etc.
Recomendo o uso do primer sempre, porque além segurar por mais tempo a maquiagem (é constrangedor ver a maquiagem “derreter”, ainda mais para nós homens), tem outros benefícios. Mas não acho um item essencial, se você não tem, não há problema algum. Então vamos para o próximo passo.

3º passo – Corretivo
O corretivo vai camuflar as olheiras e pequenas imperfeições, como marquinhas de acne, sardas e manchas. Aplique-o diretamente nas olheiras e/ou nas imperfeições. Espalhe com suaves batidinhas (não precisa espancar o rosto, rs), nunca esfregar. Na região dos olhos aplique com o dedo anelar, que é o mais sensível da nossa mão. Você também pode aplicar com o pincel próprio para corretivo, mas eu prefiro com o dedo mesmo. Recomendo corretivos líquidos, eles são mais fáceis de espalhar e não carrega tanto a maquiagem.

4º passo – Base
A base, na minha opinião, é o item principal. É ela que vai uniformizar o tom da pele, cobrindo pequenas imperfeições e dar um idéia de “tingimento”. Então é bom ter uma boa base a mão. Diferente do corretivo que é pra ser aplicado em áreas específicas, a base deve ser aplicada no rosto todo. Você pode aplicar com pincel, com os dedos ou com uma daquelas espojas que geralmente acompanham as bases cremosas. Com o pincel: aplique um pouco do produto no dorso da mão e, com o pincel, vá distribuindo a base pelo rosto, sempre com movimentos de cima para baixo. Isso evita que o produto acumule nos poros. Com os dedos: vá aplicando da mesma forma como citei no corretivo, suaves batidinhas até uniformizar o tom. E com a esponja, é só espalhar (ótimo método pra se usar no dia-a-dia, espalha rápido e dá uma aparência bem natural). Recomendo a base líquida. Se você tem pele oleosa, opte por uma base de acabamento Matte e sempre Oil Free (livre de óleo), para minimizar o brilho. Feito isso, vamos a parte final!

5º passo – Pó
Esse é o último passo e o mais rápido (ufa!). O pó, que pode ser solto ou compacto, é usado para tirar o brilho que a base deixa, dar um acabamento opaco e auxiliar na fixação da maquiagem. Por isso é aplicado logo em seguida da base. Geralmente esses produtos vem com esponja para aplicar, mas nada como um bom pincel para dar um acabamento mais leve e natural. Aplique no rosto todo com movimentos de dentro para fora e, se for usar a esponja, dê suaves batidinhas para aplicar.

Bom galera, essa é a técnica de maquiagem básica para homens, que nem demora tanto e pode ser usada diariamente. Só vale usar o bom-senso na dosagem para não ficar algo muito pesado, que logo de cara as pessoas percebam que você usou. Com o tempo irei fazendo as resenhas de produtos por aqui, como corretivos, bases etc. Existem outras técnicas que tb podem ser usadas para incrementar o visual, como o blush (sim, existe a técnica própria para homens sem ficar parecendo uma bonequinha de bochechas rosadas, hehe), iluminadores, curvex e muito mais.

Ah, e como “na teoria é uma coisa e na prática é outra”, vou recomendar pra vocês um canal muito bacana no Youtube que é o Maquiagem Masculina. Lá o grande Thiago ensina passo-a-passo as técnicas de maquiagem masculina que eu já citei e muitas outras, através de vídeos, de maneira prática e rápida. As dicas dele são muito boas! Vão lá conferir e aproveitem para visitar o blog dele também, que é esse aqui: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário